Indústrias, Legislação

A importância da melhoria da higiene e segurança no trabalho

janeiro 3, 2019
a importância da melhoria da higiene e segurança no trabalho
Tempo de leitura 6 min

Quando se fala em um ambiente de trabalho higiênico e seguro, logo se faz a associação de que deve estar limpo e organizado. Entretanto, a ideia de higiene e segurança no trabalho vai muito além e é determinante para que a empresa mantenha boas condições de trabalho e os colaboradores sejam produtivos.

Devido a tal importância, o ambiente organizacional deve prezar por manter-se adequado, garantindo que o risco de acidentes e doenças ocupacionais sejam reduzidos ao máximo e, para isso, deve passar por constantes melhorias e reformulações.

Para compreender melhor qual é o papel da higiene e segurança no trabalho, leia este artigo até o final. Aqui vamos explicar como funcionam e como a empresa e trabalhadores podem se beneficiar de um ambiente mais seguro. Confira!

O que são a higiene e segurança no trabalho?

Higiene do trabalho

A higiene no ambiente de trabalho está relacionada ao cumprimento de diversas normas e procedimentos cujo objetivo principal é proteger e zelar pela integridade física e mental do funcionário. Por isso, faz o reconhecimento dos riscos aos quais ele está exposto no ambiente laboral e procura avaliar e controlar potenciais causadores de doenças ocupacionais (doenças que se desenvolvem a partir de condições de trabalho degradantes).

Com isso, a área da higiene do trabalho visa preservar a saúde do trabalhador no local em que ele desempenha suas funções. Além dos danos ocupacionais, o controle da higiene deve prezar por evitar a proliferação de doenças contagiosas ou outros fatores que tornem o ambiente insalubre.

Para manter o ambiente de acordo com as normas de higiene, é preciso fazer avaliações constantes e estudar a relação que funcionários estabelecem com o ambiente e as condições para as suas atribuições. É preciso também que haja o desenvolvimento de medidas preventivas de promoção à saúde e o conforto do quadro de pessoal.

Segurança do trabalho

A segurança do trabalho pode ser entendida como o conjunto de ações desenvolvidas no ambiente organizacional para prevenir acidentes e doenças ocupacionais ou do trabalho. Com isso, o seu principal objetivo deve ser proteger a integridade mental e física de um trabalhador, atuando para minimizar potenciais riscos relacionados à sua ocupação.

As medidas de segurança no trabalho podem ser técnicas, médicas, educacionais e psicológicas. Todas elas são aplicadas com a intenção de promover um ambiente seguro para o desempenho das mais variadas funções, além de terem caráter instrucional em relação à conscientização do papel do próprio colaborador no que diz respeito à segurança.

É importante destacar que prezar pela segurança no ambiente de trabalho é obrigação legal. Mas, mais do que isso, os benefícios de sua implantação são os mais diversos, tanto do ponto de vista da gestão, quanto da produtividade em si.

Qual a relação entre esses dois fatores?

Até aqui, foi possível perceber que a higiene e a segurança do trabalho possuem uma relação muito próximas, não é mesmo? Além disso, ambas constituem a base para a preservação da força de trabalho, garantindo a proteção do trabalhador e pensando formas de proporcionar um ambiente livre de riscos.

Com isso, levando em conta esses dois fatores, é possível pensar em formas de cuidar da saúde e da mente dos colaboradores, garantindo a continuidade e a qualidade da produção.

Por essa razão, entender os riscos, principalmente em ambientes naturalmente insalubres, é prevenir que os trabalhadores sofram com condições degradantes que levam a consequências mais graves no futuro.

Qual a importância de adotar essas medidas para a empresa?

Cuidar do ambiente de trabalho, mantendo a higiene e a segurança, além de ser uma obrigação legal, também pode ser um ponto muito positivo na gestão de uma empresa ou indústria. Confira, a seguir, alguns dos principais benefícios de melhorar essas condições!

Motivação dos trabalhadores

Quando os colaboradores de uma empresa compreendem que estão em um ambiente que preza pela sua segurança, pois valoriza o seu trabalho, ele passa a se sentir mais motivado para desempenhar a sua função. Com isso, certamente haverá um aumento em sua produtividade, que gerará um retorno muito positivo para as finanças do negócio.

Prevenção de doenças ocupacionais

As doenças ocupacionais podem ser tanto relacionadas a problemas mentais – como estresse, ansiedade, Síndrome de Burnoult (esgotamento mental) – quanto causas físicas – como a LER (lesão por esforço repetitivo) ou perda de visão, audição ou qualquer função motora.

Quando um funcionário adquire algum desses problemas, ele poderá perder a produtividade, se afastar do trabalho ou até mesmo ter que deixar o seu posto, o que é ruim para a empresa. Por essa razão, prevenir as doenças ocupacionais é fundamental para negócios que prezam pela retenção de talentos.

Diminuição do risco de acidentes de trabalho

Em empresas onde o ambiente é constantemente monitorado e avaliado, os riscos de acidentes relacionados ao trabalho se torna menor. Dessa forma, além de não ter que abrir mão de um bom colaborador, a empresa evita ter que pagar indenização e enfrentar processos na justiça, que são longos e onerosos.

Aumento da competitividade do negócio

Com o aumento da satisfação e da produtividade dos empregados e da promoção de um ambiente saudável, a empresa conquista mais competitividade no mercado e, por isso, pode se tornar mais lucrativa.

Como o trabalhador se beneficia de um ambiente mais seguro?

Para os funcionários, melhorias nas condições de higiene e segurança no trabalho também são muito benéficas. Confira algumas das vantagens!

Mais segurança para desempenhar a sua função

Com as medidas visando a reduzir os riscos associados à sua função, como as doenças ocupacionais e os acidentes de trabalho, os trabalhadores passam a ter mais segurança, o que reflete em mais motivação e satisfação com a empresa.

Aumento da produtividade

O aumento da produtividade também é positivo para o colaborador. Além da satisfação pessoal com o seu próprio com os próprios resultados, ele pode almejar uma promoção ou aumento de salário.

Melhores condições de trabalho

Com as melhores condições de trabalho proporcionadas pela empresa, o profissional se sentirá motivado a ficar no emprego e oferecer o seu melhor, pois tem a certeza de que o empregador preza pela sua saúde e sanidade mental.

Ao longo deste texto, pudemos perceber que a higiene e segurança no trabalho são fundamentais para melhorar o ambiente organizacional e gerar melhores resultados.

Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe em suas redes sociais!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up