Hospitalar, Indústrias, Resíduos

Neutralizador de odores para autoclave: o que é e como funciona?

janeiro 4, 2019
Neutralizador de odores para autoclave: o que é e como funciona?
Tempo de leitura 5 min

Hospitais, laboratórios e centros de pesquisas são ambientes que devem ser limpos e seguros para todos os envolvidos no processo de trabalho. Do contrário, até mesmo a saúde dos colaboradores pode ser prejudicada por algum tipo de perigo devido ao cheiro de produtos ou outro problema. Nesse contexto, surge o neutralizador de odores para autoclave, um recurso muito utilizado para minimizar e acabar com cheiros.

Esse recurso tem grande importância para eliminar o odor gerado por esterilizações e, quando usado, oferece um local mais agradável para o desempenho das atividades.

Se você quer saber como funciona esse tipo de produto e o que envolve no uso dele, continue a leitura do texto e confira informações relevantes sobre o assunto!

O que é e como funciona o neutralizador de odores para autoclave?

A autoclave é usada para realizar a esterilização de materiais encontrados em diversos ambientes, como hospitais, indústrias e centros que realizam estudos e pesquisas. Apesar da importância do equipamento, o processo gera odores de maneira inevitável.

A consequência disso é um ambiente com cheiro forte e desagradável, o que se torna um incômodo para os colaboradores que estão atuando em suas funções. Dessa forma, é possível garantir um local mais produtivo e seguro.

O neutralizador atua de forma específica na eliminação do odor. Para que isso ocorra, o produto provoca uma reação química, removendo todo e qualquer cheiro incomodativo.

É um processo simples e rápido. Inicialmente, você deve se certificar da quantidade ideal que será colocada, sendo que isso será de acordo com o volume da autoclave. Produtos concentrados exigem uma medida menor e, por isso, é importante ficar atento na compatibilidade com o seu material.

Use uma pipeta com medidor, recipiente de vidro ou placa de petri para ajudá-lo no processo. Na hora da esterilização, coloque o líquido dentro da autoclave. Dessa forma, ocorre a evaporação e o produto entra em contato com o gás. Nesse procedimento, a molécula que causa o odor entra em decomposição, transformando o gás em inodoro.

Qual a importância de utilizar o neutralizador de odores para autoclave?

Como comentado, esses gases decorrentes do processo de esterilização ocasionam odores fortes, que podem incomodar ou prejudicar a saúde ou o trabalho de quem circula pelo local.

Em alguns casos, o cheiro prejudica até mesmo outros setores ou pacientes e visitantes. Hospitais, por exemplo, são um exemplo disso, já que o odor causado por autoclaves pode atingir salas ou quartos, criando um desconforto e afetando o bem-estar das pessoas que usam o espaço.

Portanto, é essencial garantir um ambiente seguro e livre de cheiros incomodativos para as pessoas que estão no local. Assim, o neutralizador é eficiente e elimina por completo todos os odores causados pela esterilização.

Quando aplicar o neutralizador de odores para autoclave?

Existem algumas situações em que o neutralizador pode ser aplicado. Em centros de pesquisa, por exemplo, é comum que os profissionais utilizem a autoclave durante os procedimentos e demais testes realizados.

Então, nesse local, é importante contar com o produto, já que a produtividade dos pesquisadores e também daqueles que colaboram para os estudos é afetada quando há a presença de odores fortes. Até mesmo a saúde física pode ser impactada, por isso, aplicar o neutralizador nessa situação é relevante,

Nos hospitais, também é útil utilizá-lo devido à grande quantidade de procedimentos todos os dias. Isso, por sua vez, aumenta o número de esterilizações. Logo, pacientes, acompanhantes e profissionais que circulam pelo local são prejudicados pelo cheiro das autoclaves.

Idosos, crianças ou até mesmo pessoas que estão com a saúde muito debilitada correm o risco de serem afetados de maneira negativa por causa do odor.

Os centros de autoclavagem de resíduos envolvem a esterilização de materiais cirúrgicos que foram descartados, por exemplo. Esse processo também gera odores que influenciam o bem-estar de moradores e funcionários.

Nesse contexto, é importante que os gestores estejam atentos para o uso de neutralizadores, o que contribui para a qualidade do trabalho e saúde de todos os envolvidos, direta ou indiretamente. Além disso, há outros espaços e situações em que o neutralizador é aplicado, como laboratórios e clínicas.

Que cuidados são importantes durante a aplicação?

O neutralizador é um produto concentrado, então, a dosagem é um cuidado importante que deve ser tomado ao aplicá-lo na autoclave. Se a quantidade for acima do ideal, isso pode causar problemas e até mesmo desconforto para quem está aplicando.

Fique atento ao volume de sua autoclave e, com base nisso, siga as instruções para que todo o processo seja realizado de forma correta. Outro ponto é o uso de luvas, sendo que a utilização é importante para que o manuseio do produto não gere problemas para sua saúde.

Evitar o contato do produto com os olhos e boca também é fundamental para garantir um procedimento seguro e eficiente. Essas recomendações são essenciais e devem ser seguidas por todos aqueles que utilizam o neutralizador.

O que considerar ao escolher um neutralizador?

Antes de decidir em qual produto você investirá, é preciso levar em conta alguns aspectos, como o custo-benefício. Ao optar por uma opção concentrada, é possível ter um maior rendimento do produto e, com isso, garantir mais economia.

Lembre-se de que a eficiência do neutralizador é um dos fatores mais importantes, já que a qualidade será crucial para ter um bom resultado, eliminando os odores. Invista em uma opção que elimine o cheiro e não somente seja mascarante, porque, quando ocorre a quebra das moléculas, você tem um efeito mais eficaz.

O neutralizador de odores é um grande aliado para aqueles ambientes que usam a autoclave como ferramenta de trabalho e pesquisa. Para que nada atrapalhe o bom desempenho das atividades, o produto é recomendado para que a área da aplicação seja segura e livre de cheiro incomodativo.

Por isso, optar por uma solução eficiente e adequada para o local é essencial se o objetivo for executar todas as funções e tarefas em segurança, fornecendo um clima agradável para todos os colaboradores, pacientes e pessoas que circulam pelo espaço.

Gostou deste artigo sobre neutralizador de odores? Aproveite, então, para entrar em contato conosco e descobrir como podemos ajudar você a encontrar a melhor solução para a sua empresa relacionada a esse assunto!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up