Agroindústria, Indústrias, Resíduos, Saneamento

Saiba o que é biotecnologia e como utilizá-la

janeiro 7, 2019
Saiba o que é biotecnologia e como utilizá-la
Tempo de leitura 6 min

Você sabe o que é biotecnologia? Ela é uma das grandes promessas do novo milênio, mas já era prevista na literatura fantástica do século passado, como em Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley. Seu marco na ciência, porém, são as primeiras descobertas da genética e da biologia molecular, como o entendimento do DNA e do metabolismo celular.

A biotecnologia abarca possibilidades incríveis como a clonagem, os organismos geneticamente modificados (OGM) e a terapia gênica. Como são aplicações práticas de áreas de estudo relativamente novas, muitas biotecnologias ainda são apenas promessas ou protótipos que demorarão décadas para se tornarem acessíveis. Outras, porém, já estão ao alcance daqueles que têm visão o bastante para procurá-las. Venha conhecer mais sobre essas ferramentas incríveis!

O que é biotecnologia?

Assim como as demais tecnologias desenvolvidas pela humanidade, a biotecnologia é um instrumento facilitador ou possibilitador de certas atividades. Ela é a aplicação de séculos de desenvolvimento científico e acúmulo de conhecimento em um produto ou ferramenta que serve aos indivíduos ou a sociedade como um todo.

De certa forma, nós já utilizamos a biotecnologia a milênios, com a seleção artificial de plantas e animais, escolhendo indivíduos com características interessantes para originarem as próximas gerações. Os alimentos fermentados, como bebidas alcoólicas e laticínios, também utilizam de micro-organismos para beneficiamento de produtos.

Esses processos, no entanto, se deram de maneira intuitiva e com um controle parcial dos resultados. Enquanto domesticar uma planta pode demorar centenas de gerações, um OGM com as características desejadas pode surgir, teoricamente, de um único procedimento. Portanto, a biotecnologia é mais do que o uso de organismos vivos a nosso favor, ela é o entendimento dos mecanismos por trás dessa relação e o controle do processo como um todo.

Quais são as aplicações da biotecnologia?

A biotecnologia não tem fronteiras conhecidas — suas aplicações, são, a princípio, infinitas. Em algumas décadas é possível que tenhamos lâmpadas bioluminescentes, órgãos feitos sob medida para um enfermo, sistemas de comunicação a base de sinapses neuronais e muito mais. Tudo isso, porém, ainda terá que esperar. Do que já temos no presente, podemos dizer que suas principais contribuições são:

  • na produção de alimentos: o aumento de produtividade, a resistência às pragas, a criação de novas variedades alimentícias e o enriquecimento nutricional dos produtos;
  • na saúde: o conhecimento do código genético dos indivíduos, com a possibilidade de identificação de predisposições a certas doenças e a tomada de medidas preventivas em relação a elas. Há também um maior entendimento de organismos patogênicos e pesquisa avançada de tratamentos e vacinas, assim como a geração de substâncias importantes para a área médica (a insulina, por exemplo) em cepas de micro-organismos geneticamente modificados;
  • na história: o sequenciamento de genomas nucleares e mitocondriais tem permitido traçar rotas migratórias humanas em períodos longínquos e entender as relações genéticas entre os diferentes povos do mundo;
  • na gestão de resíduos: já existem micro-organismos capazes de digerir os componentes orgânicos de efluentes industriais, fossas sépticas, caixas de gordura e resíduos sólidos, tratando o material de forma biológica e ambientalmente correta. Outra biotecnologia já em aplicação é a neutralização de odores, que cumpre uma função estética muito importante.

Como a linha Bio Ultimate da Dux pode ajudar você?

A Bio Ultimate utiliza o chamado bio-x, um produto que contém culturas microbianas capazes de digerir a matéria orgânica do efluente de diversos setores industriais, como agroindústria, indústria química e alimentícia. Os micro-organismos são selecionados pela sua resistência a ambientes insalubres, alta eficiência e ampla variedade de materiais que conseguem tratar — o que é biotecnologia aplicada diretamente no setor secundário.

A aplicação é feita diretamente no local de descarte dos efluentes, não precisa de manutenção constante e evita processos trabalhosos como a limpeza da caixa de gordura — uma vez feita a biodegradação, a carga orgânica do efluente (DQO e BDO) cai significativamente e ele pode ser reencaminhado para a natureza sem prejuízo ambiental e sem o risco de problemas legais para a empresa.

tratamento físico-químico dos efluentes demanda estrutura, investimento e um monitoramento. Embora toda a dor de cabeça envolvida no processo, jogar os resíduos diretamente nos corpos d’água não é uma opção viável, pois coloca em risco o meio ambiente, a saúde da população, a reputação da empresa e a sua situação financeira, caso a fiscalização identifique o mal feito. Felizmente, a biotecnologia já é capaz de resolver o problema de forma muito mais simples e inteligente.

controle da poluição olfativa é outro ponto forte do tratamento de efluentes com a linha Bio Ultimate. Os resíduos tendem a exalar odores desagradáveis que contaminam grandes áreas, deixando os colaboradores desconfortáveis no ambiente de trabalho, afetando negativamente a relação com clientes que visitam o espaço e atraindo a atenção da fiscalização, servindo como um indício de que algo não vai bem. Com a biotecnologia desenvolvida pela Dux é possível neutralizar completamente esse fator.

Resultados tão positivos podem parecer coisa do futuro, uma tecnologia cara e complicada de instalar, mas não é preciso esperar tanto assim — uma vez que o Bio Ultimate está em ação, a degradação de matéria orgânica e o controle da poluição olfativa se dão rapidamente. A solução é para agora, mas a tranquilidade de um serviço limpo e inteligente será colhida por um longo prazo, com um preço que cabe no seu orçamento.

A biotecnologia ainda tem muito a nos surpreender, com pequenas modificações que farão nossas atividades mais fáceis e eficientes, ajudando a criar uma cadeia produtiva que não prejudica a natureza.

Agora que você já sabe o que é biotecnologia, poderá acompanhar com mais atenção a chegada das novidades que ela nos promete para os próximos anos. Felizmente, algumas biotecnologias incríveis, como a degradação de matéria orgânica e a neutralização de odores já estão ao nosso alcance, e a Dux quer que ela chegue até você!

Para saber mais sobre o funcionamento dessa ferramenta inovadora e os benefícios que ela trará para a sua empresa, basta entrar em contato e ficar por dentro do que a gestão de resíduos tem de melhor!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up